A Manancial teve início na cidade de Igrejinha/RS no ano de 2008. Sendo que, anteriormente, foi, pelo período de dois anos, uma congregação do Ministério Internacional da Colheita, e também éramos membros de uma rede internacional de igrejas chamada: Parceiros na Colheita.
A partir de 2008, entendendo um direcionamento dado por Deus, e em plena concordância de seus mentores e da cobertura internacional que tinham, os então pastores Victor Hugo Espíndola e Joseane Hübner receberam a benção para iniciar esta obra que leva o nome de Ministério Manancial de Vida.
É importante mencionar que nossa história tem ainda outro episódio, anterior a estes dois mencionados. Antes de iniciarmos como uma congregação do Ministério Internacional da Colheita, na casa de um casal Clelio e Sandra, de uma forma simples e informal, houve um acolhimento para pessoas que tinham dependência química e também sofriam de distintos tipos de operações malignas.
Rapidamente este acolhimento passou a ser um lar para pessoas com todo tipo de carências e necessidades, até então liderado por este casal que nunca mediu esforços para ajudar a quem quer que fosse.
Foi a partir do ano de 2006 que os então pastores Victor Hugo e Joseane, vieram de cidade de Rivera, Uruguai onde serviram como pastores no Ministério Internacional da Colheita em Sapiranga/RS. Indicado pela direção deste Ministério e empossados como pastores em Igrejinha, começaram então debaixo deste ministério, o qual a partir de 2008 se tornou Ministério Manancial de Vida.
A partir daquele ano, e agora, como um ministério independente, porém unido à visão mundial de implantar o Reino de Deus na Terra, e comprometidos com a colheita final, Os, então, pastores Victor H. Espíndola e Joseane Hübner, como pastores seniores do Ministério Manancial de Vida, caminharam com seriedade e comprometimento em nossa cidade de Igrejinha/RS e adjacências.
A Organização Sem Fins Lucrativos CAPA – Casa de Amparo Pedra de Auxílio, braço social da Manancial, mas conhecida pelo desenvolvimento do Projeto homônimo, também foi fundada pelos então pastores Victor H. Espíndola e Joseane Hübner.
Em julho de 2022, após um processo transitivo, resultante de um novo entendimento em Deus, o Apóstolo Victor Hugo Espíndola e a Pastora Joseane Hübner entregaram oficialmente o comando do Ministério Manancial de Vida da cidade de Igrejinha/RS aos Prs. Jabes Moura e Cristiane Alcântara, co-pastores até aquele momento, para cumprir um novo chamado na cidade de São Paulo/SP.
Deste então, os Pastores Jabes e Cristiane Alcântara, como pastores seniores, junto ao time de pastores auxiliares, têm cuidado com zelo do legado deixado pelo Apóstolo Victor H. Espíndola e pela Pastora. Joseana Hübner. Você que está tendo acesso a este material é, provavelmente, fruto deste precioso trabalho, desenvolvido com muito amor.
O Ministério Manancial de Vida trabalha com um sistema próprio de visão celular. Este sistema é a base primordial de resgate, pastoreamento, cura, capacitação e envio missionário. GRs estão agrupados dentro de redes. Estas redes são cuidadas por pastores ou pastores em formação.
“Alcançar uma geração com a mensagem do amor do nosso Pai, mediante a maravilhosa graça de Deus é os preciosos dons de Seu Espírito. Treinar, equipar e enviar essa geração com o único objetivo de implantar o Reino dos céus na terra.” (Visão atual do Ministério)
O dicionário online Michaelis define a palavra “cultura”, para fins deste documento, nos termos a seguir:
7 Conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social.
8 Conjunto de conhecimentos adquiridos, como experiências e instrução, que levam ao desenvolvimento intelectual e ao aprimoramento espiritual; instrução, sabedoria.
A partir de meu humilde ponto de vista, sem grandes desdobramentos, quero plasmar uma resposta a partir de um tripé bíblia-visão-conceito. Logo, a manifestação da Cultura do Céu é composta de vários elementos, a seguir: