A CULTURA DO CÉU MANIFESTADA ATRAVÉS DO MINISTÉRIO MANANCIAL DE VIDA

A Manancial teve início na cidade de Igrejinha/RS no ano de 2008. Sendo que, anteriormente, foi, pelo período de dois anos, uma congregação do Ministério Internacional da Colheita, e também éramos membros de uma rede internacional de igrejas chamada: Parceiros na Colheita.

A partir de 2008, entendendo um direcionamento dado por Deus, e em plena concordância de seus mentores e da cobertura internacional que tinham, os então pastores Victor Hugo Espíndola e Joseane Hübner receberam a benção para iniciar esta obra que leva o nome de Ministério Manancial de Vida.

É importante mencionar que nossa história tem ainda outro episódio, anterior a estes dois mencionados. Antes de iniciarmos como uma congregação do Ministério Internacional da Colheita, na casa de um casal Clelio e Sandra, de uma forma simples e informal, houve um acolhimento para pessoas que tinham dependência química e também sofriam de distintos tipos de operações malignas.

Rapidamente este acolhimento passou a ser um lar para pessoas com todo tipo de carências e necessidades, até então liderado por este casal que nunca mediu esforços para ajudar a quem quer que fosse.

Foi a partir do ano de 2006 que os então pastores Victor Hugo e Joseane, vieram de cidade de Rivera, Uruguai onde serviram como pastores no Ministério Internacional da Colheita em Sapiranga/RS. Indicado pela direção deste Ministério e empossados como pastores em Igrejinha, começaram então debaixo deste ministério, o qual a partir de 2008 se tornou Ministério Manancial de Vida.

A partir daquele ano, e agora, como um ministério independente, porém unido à visão mundial de implantar o Reino de Deus na Terra, e comprometidos com a colheita final, Os, então, pastores Victor H. Espíndola e Joseane Hübner, como pastores seniores do Ministério Manancial de Vida, caminharam com seriedade e comprometimento em nossa cidade de Igrejinha/RS e adjacências.

A Organização Sem Fins Lucrativos CAPA – Casa de Amparo Pedra de Auxílio, braço social da Manancial, mas conhecida pelo desenvolvimento do Projeto homônimo, também foi fundada pelos então pastores Victor H. Espíndola e Joseane Hübner.

Em julho de 2022, após um processo transitivo, resultante de um novo entendimento em Deus, o Apóstolo Victor Hugo Espíndola e a Pastora Joseane Hübner entregaram oficialmente o comando do Ministério Manancial de Vida da cidade de Igrejinha/RS aos Prs. Jabes Moura e Cristiane Alcântara, co-pastores até aquele momento, para cumprir um novo chamado na cidade de São Paulo/SP.

Deste então, os Pastores Jabes e Cristiane Alcântara, como pastores seniores, junto ao time de pastores auxiliares, têm cuidado com zelo do legado deixado pelo Apóstolo Victor H. Espíndola e pela Pastora. Joseana Hübner. Você que está tendo acesso a este material é, provavelmente, fruto deste precioso trabalho, desenvolvido com muito amor.
O Ministério Manancial de Vida trabalha com um sistema próprio de visão celular. Este sistema é a base primordial de resgate, pastoreamento, cura, capacitação e envio missionário. GRs estão agrupados dentro de redes. Estas redes são cuidadas por pastores ou pastores em formação.

“Alcançar uma geração com a mensagem do amor do nosso Pai, mediante a maravilhosa graça de Deus é os preciosos dons de Seu Espírito. Treinar, equipar e enviar essa geração com o único objetivo de implantar o Reino dos céus na terra.” (Visão atual do Ministério)

O dicionário online Michaelis define a palavra “cultura”, para fins deste documento, nos termos a seguir:

7 Conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social.

8 Conjunto de conhecimentos adquiridos, como experiências e instrução, que levam ao desenvolvimento intelectual e ao aprimoramento espiritual; instrução, sabedoria.

A partir de meu humilde ponto de vista, sem grandes desdobramentos, quero plasmar uma resposta a partir de um tripé bíblia-visão-conceito. Logo, a manifestação da Cultura do Céu é composta de vários elementos, a seguir:

  • O “ide”, de Mateus 28, é um elemento cultural do Céu, na medida que Deus é missiológico. O “ide” também está plasmado na visão do Ministério Manancial de Vida. 
    • De forma prática e não exclusiva, podemos afirmar que o “ide” é manifestado individualmente através do evangelismo; através dos GRs; redes sociais; 
    • Neste processo de alcance, a utilização dos dons Espirituais, em suas variadas categorias, cumprem papel de grande relevância no âmbito do convencimento daqueles que não crêem e no âmbito de governo.
  • Costumes como cerimônias de recepção de novos membros, culturalmente chamados novos filhos da casa e a celebração dos aniversariantes do mês, também são uma forma de manifestar a Cultura do Céu, na medida que a honra é um valor e uma prática incessante no Céu.
  • A eloquência e intensidade para com as coisas de Deus, incluindo liturgias, manifestada pelos anciãos passa a ser assimilada pelos novos membros do clã de forma natural, compondo seus hábitos, e assim, tornando-se parte da cultura.
  • Da mesma forma, as distintas formas de treinamento, incluindo os sermões dominicais, passando pelos seminários e conferências, garantem a conversação e replicação do conhecimento lógico e empírico, manifestando valores do Reino, como o amor Paterno de Deus, sua graça, o desejo de fazer-nos prósperos em tudo, honra, adoração extravagante, governo do Céu na Terra, etc.
  • Estes treinamentos fazem com que os indivíduos amadureçam e estejam preparados para o envio, iniciando novamente a cadeia de replicação cultural. Com isto, cumpre-se o propósito inicial de Deus, onde, na medida que a raça humana se multiplicasse, o Éden também aumentaria.
plugins premium WordPress