Os três “Ais” de Gideão

Os três “Ais” de Gideão

A vida de Gideão é uma fonte de ensinamentos de onde podemos extrair lições maravilhosas. Nesta mensagem quero compartilhar sobre os três “Aís” de Gideão. Eles nos mostram como Gideão tinha conceitos errados sobre: a situação de Israel e os cuidados de Deus sobre seu povo; sobre si mesmo e suas capacidades; e finalmente sobre Deus e sua misericórdia e graça.

A que pertencia a Joás, abizerita; Gideão, seu filho, estava malhando trigo no lagar, para o por a salvo dos midianitas. Jz 6.11.

Vamos entender algo, Gideão malhava o trigo no lagar, ou seja, estava executando a tarefa num lugar inapropriado. Lagar é um lugar de pisar uvas e não de malhar trigo. Imagine como deve ser incômodo, e muito mais trabalhoso malhar o trigo num lugar apertado – uma pequena caverna nas montanhas rochosas da região de Manassés. O lugar apropriado para malhar o trigo é ao ar livre onde há espaço em abundância e condições apropriadas para tal tarefa.

Gideão não podia fazer isso por causa dos Midianitas, eles levariam seu trigo e tudo teria se perdido. Parece óbvio e bom ele fazer a tarefa no lagar, mas a realidade é que ele o fazia por falta de opção aparente, como o velho ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. Essa era a realidade de Gideão, jamais se diria que um dia ele se tornaria um gigante da fé. Porém, neste momento em que estava remediando a situação, seria bom, se ele não fosse parte de uma nação escolhida para governar, ser sacerdócio real entre os povos.

É comum ver filhos do Reino em situações semelhantes à de Gideão. Podendo ter domínio das circunstâncias se deixam abalar por elas; preferem remediar quando poderiam enfrentar as oposições e vencê-las, exercer domínio, tomar posse de sua autoridade como filhos do Rei e sujeitar o inimigo; podendo desta forma honrar seu Senhor, e desfrutar das conquistas.

Quando falamos em Reino isso significa especificamente: exercer domínio, conquistar, estabelecer, alcançar. Assim como Deus disse a Josué: “Ninguém te poderá resistir todos os dias de tua vida; assim como fui com Moisés, assim serei com contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Js 1.5.” Da mesma forma possuímos autoridade soberana para mudar circunstâncias, alcançar o inalcançável e vencer os inimigos pela fé em nosso Deus.

Vejamos como se sucedeu a mudança de atitude do homem que remediava: Gideão se tornou um grande líder e libertador de seu povo.

Você pode estar hoje sendo alguém que se conforma em remediar, mas Deus esta te chamando para ser uma pessoa de governo e que desfruta das vitórias.

Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu lhe dize: O Senhor é contigo, homem valente. Jz 6:12.

Vendo a forma como Gideão age e se comporta nos diálogos seguintes, imagino que ele não tinha noção de seu potencial pessoal. Pode-se perceber um perfil de baixa autoestima nele, ainda que negasse a entregar seu trigo, e dava duro no lagar, mesmo assim a autoestima baixa estava presente nas suas colocações feitas ao Anjo do Senhor.

Ainda assim, Deus nos vê através de seu olhar justo e maravilhosamente misericordioso. Justo por que Ele nos fez e sabe do que podemos ser capazes, Ele nos conhece por completo. Satanás luta com todas as suas forças desde o momento de nossa concepção para que nosso potencial seja anulado, e se possível destruído para sempre. Ele tenta imprimir em nossas memórias coisas tristes e ruins para que dessa forma não possamos ver do que somos capazes.

Amo isso, a forma como o Senhor se apresenta e começa esse diálogo: “O Senhor é contigo homem valente (Jz 6:12).”

Deus vê em nós o que não vemos. Todos vieram ao mundo com um potencial dado por Ele, ninguém vem ao mundo sem uma habilidade com a qual poderá fazer grandes coisas. Há tantas virtudes escondida dentro das pessoas, por exemplo, há poucos dias descobri num irmão e amigo um grande talento que estava parado, um talento com o qual poderá ganhar dinheiro e fazer coisas maravilhosas.

Quando vim morar no Brasil em 1990, um amigo descobriu em mim um dom para pintar quadros, ele me ajudou e comecei a pintar. Fiz exposições, ganhei prêmios, vendi quadros e sustentei minha família por alguns anos. Expus e vendi meus quadros no exterior em países como: Uruguay, Argentina, México e Espanha, até mesmo pessoas famosas adquiriram esses quadros. Confesso, nunca imaginei ter tal habilidade, mas alguém compassivo e generoso viu isso em mim, me encorajou e investiu no que ele acreditou ser um talento. E eu me dei conta que podia fazer isso, acreditei e fiz.

Amo descobrir habilidades nas pessoas, é tão satisfatório vê-las descobrir do que são capazes; é como ver uma flor desabrochar e depois encantar quem a vê, assim são as pessoas quando descobrem para que nasceram e vieram a este mundo.

Incrivelmente, ainda que você não acredite em você mesmo, Deus acredita, e acredita muito. Deus acreditava em Gideão, isso é incrível! Deus é um Deus que acredita em nós, por isso nos deu Seu filho, por que nos ama e mesmo quando estamos caídos e prostrados, Ele sabe que vai valer a pena. Tudo isso é incrivelmente maravilhoso; não desista de você, Ele jamais vai desistir! Se ainda não conquistastes teus sonhos e estás aqui, acredite há uma chave dentro de você, foi Deus quem colocou para que possas ser útil e importante nesta terra.

Aí Senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? Jz 6:13

Gideão se questionava: se Deus de fato estava com Israel, por que tanto sofrimento e dor? Geralmente pensamos assim, se estamos mal de alguma forma Deus nos abandonou ou não quer ajudar. Pense, a questão não estava em Deus, mas em Gideão se levantar e mudar essa história. Gideão veio ao mundo para cumprir essa missão e enquanto ele não se levantava e liderava o povo, as coisas iam continuar do mesmo jeito. Entenda, muita coisa está esperando por você, a força e o dom devem estar aí, essa é a chave para a vitória de muitos. Ou na sua própria vida, a solução está em você! Não busque fora, aí dentro tem uma chave para o sucesso e foi Deus quem confiou.

Vai nessa tua força e liberta Israel das mãos dos midianitas.

Ai Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Jz 6:14-15

De novo Gideão perguntando como ele continuava, olhando para suas limitações e fraquezas. Acredite no que lhe falo aqui, Satanás deseja com todas as suas forças que você gaste o maior tempo possível olhando para as tuas fraquezas, e para as tuas áreas frágeis, pois desta forma você tira seu olhar de Jesus e do que és capaz.

Quando ficamos olhando para as nossas debilidades ou até mesmo para as demais pessoas, focamos no que é negativo, ou seja, focamos na obra do diabo, por que tudo o que é negativo parte dele. Desta maneira fica difícil ter esperanças, pois ao ver a fraqueza, somos desencorajados, é um jogo simples, mas mortal, e acredite meu irmão o inimigo de nossas almas investe pesado nisso.

Veja a resposta do Senhor: “Já que estou contigo, ferirás os midianias como se fossem um só homem. Jz 6:16”. Observe que poderoso é isto: não se trata só de nós, mas dEle estar conosco. Este é o poder da Graça, Cristo em vós, a esperança da Glória. Cl 1.27. Se Ele está de nosso lado, tudo é possível: Se podes! Tudo é possível ao que crê. Mc 9.23.

Cristãos estão destinados a vencer toda adversidade, depende de quanto acreditamos nisso. Não permita que as circunstâncias ministrem seu coração. Seja ousado, foque em Cristo! Serão como um só homem por que estou contigo. Esse problema será uma coisinha pequena, essa doença será nada, esse desafio será pequenininho. Entenda, você está destinado a vencer essa dificuldade por que Ele te escolheu para isso, o nome de Deus será glorificado através de tua vida. Como um só homem, não importa quantos eram, se Gideão fosse só os teria vencido, pois ele estava destinado a derrotá-los. Que isto ecoe em teu coração: serão como pão comido no café da manhã, você esta destinado a vencer. Glória a Deus!

Ai de mim, Senhor Deus! Pois vi o Anjo do Senhor face a face. Jz 6:22

Este é o terceiro “Ai” de Gideão, estava com medo por ter visto o Senhor. De novo focando no negativo, sem esperar nada de bom, se já tinha lhe dito que derrotaria os midiantas, como é que ia morrer?! Pois bem, assim é um coração cheio de medo e desespero, até quando a benção chega perto, fica desconfiado, tipo o velho ditado “quando a esmola é demais o santo desconfia”. Gideão deve ter imaginado: é uma pegadinha, eu sabia que Deus veio para me matar, não para me dar vitória, hilário.

Paz seja contigo! Não temas! Não morreras! Jz 6:23

Shalom, o Senhor é Paz! Sabe, o significado dessa palavra não é traduzido na íntegra, o real significado dela no original bíblico. O léxico de Brown Driver e Briggs de hebraico descreve Shalom assim: plenitude, segurança, firmeza, bem estar, saúde, prosperidade, paz no sentido de estar tranquilo, calma, contentamento, paz usada nos relacionamentos humanos, paz com Deus em nosso relacionamento de aliança, paz em meio a guerra.

Esta é a paz de Deus oferecida a seus filhos: Deixo vos a paz, a minha paz vos dou. Jo 14.23.

Você tem o Shalom de Deus, desfrute dele, viva, reine, vença, seja feliz, conquiste e jamais se deixe dominar pelos pensamentos de orfandade e terror, pois seu Pai está perto de você para lhe conduzir a lugares de descanso e felicidade.

Victor Hugo Suarez

Victor Hugo Suarez

Pastor Sênior

Pastor, Bacharel em Teologia, Dr. em Teologia Sistemática, Professor, Escritor e Missionário vindo do Uruguai para servir a Deus no Brasil, desde 1990.

Em 1993 fundou o seminário de teologia Alef em Parobé RS. Em 1995 fundou e dirigiu a Missão Jeziel em Santo André - SP e o Seminário Teológico SETEJE. Em 2008 fundou o Ministério Manancial de Vida. Em 2014 fundou a Escola de Realinhamento Espiritual e Ministerial. Em 2016 fundou a ONG CAPA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.